PROJETO APRENDENDO DINHEIRO, BRINCANDO NO MERCADINHO.
Este projeto será aplicado com crianças entre 9 a 14 anos de uma 5ª ano do Ensino Fundamental - anos iniciais numa escola estadual Ana Maria de Souza com uma turma de 15 meninos e 9 meninas totalizando 24 alunos frequentes, que possui uma titular que propicia momentos de aprendizagem de todas as áreas de conhecimentos. Profª Antônia
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:
Através deste projeto quer se incorporar a aprendizagem do Sistema Monetário |Brasileiro, conteúdo da 3ª série do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os seguintes objetivos:
1) o conhecimento do dinheiro;
2) a valorização das compras com consciência crítica de consumo;
3) cálculos e resoluções de problemas concretos com as quatro operações fundamentais da matemática;
4) leitura e interpretação textual através de pesquisa feita pela internet;
5) iniciação ao uso do computador na pesquisa, confecção de tabelas, desenhos e textos;
6) uso da calculadora;
7) iniciação de pesquisa de campo e sua organização nos dados coletados para divulgação;
8) leitura e re-utilização de embalagens e rótulos dos produtos usados no cotidiano, bem como a veracidade de suas informações;
9) noções de peso/ quantidade;
10)interação entre escola, família e comunidade reconhecendo costumes e produtos oriundos da região que moramos.
1) o conhecimento do dinheiro;
2) a valorização das compras com consciência crítica de consumo;
3) cálculos e resoluções de problemas concretos com as quatro operações fundamentais da matemática;
4) leitura e interpretação textual através de pesquisa feita pela internet;
5) iniciação ao uso do computador na pesquisa, confecção de tabelas, desenhos e textos;
6) uso da calculadora;
7) iniciação de pesquisa de campo e sua organização nos dados coletados para divulgação;
8) leitura e re-utilização de embalagens e rótulos dos produtos usados no cotidiano, bem como a veracidade de suas informações;
9) noções de peso/ quantidade;
10)interação entre escola, família e comunidade reconhecendo costumes e produtos oriundos da região que moramos.
Possíveis Atividades a ser realizada no projeto:
Divisão da turma em grupos de pesquisa, tendo como questões a serem respondidas as seguintes perguntas:
Grupo I– História do dinheiro:
http://portalmatematico.com/moedas/historiadinheiro.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinheiro
http://www.canalkids.com.br/bankids/dinheiro.htm
Grupo II – Dinheiro no Brasil:
http://www.educacional.com.br/reportagens/dinheiro/default.asp
http://portalmatematico.com/moedas/historiadinheironobrasil.shtml
http://www.educacional.com.br/reportagens/dinheiro/brasil.asp
Grupo III – Moedas brasileiras:
http://www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM1
http://www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM2
Grupo IV – cédulas brasileiras:http://www.bcb.gov.br/?CEDCOM500
http://www.bcb.gov.br/?REALSEGUR
http://www.bcb.gov.br/?CEDCOMUM
http://www.bcb.gov.br/?CEDMUDA
LEITURA PARA TODOS OS GRUPOS FAZERE
Mhttp://www.bcb.gov.br/Pre/educacao/cadernos/dinheiro.pdf
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS PELOS ALUNOS:
- Os alunos farão a leitura nas páginas da internet recomendadas ou escolhidas por eles e deverão fazer anotações pertinentes ao texto escolhido;
- Os alunos farão a preparação de seu tema para apresentação aos colegas dos outros grupos;
- Apresentação dos trabalhos por cada grupo,
- Confecção de um texto coletivo referente as pesquisas feitas;
- Far-se-á uma pesquisa sobre o que e quais os produtos usados em casa;
após cada aluno trazer a listagem de seus produtos dividir a sala nos seguintes grupos:
- Alimentos
- Higiene pessoal
- Higiene da casa
- Enlatados
- Doces e salgadinhos
- Frutas e verduras
- produtos gelados
- Cada grupo fará uma lista com os produtos e preços que deverão serem pesquisados dentro da realidade dos alunos;
- Com o menor preço, cada grupo fará a sua tabela de preços para venda em seu mercado;
- Cada grupo deverá coletar informações sobre os produtos que irá vender e fazer 3 anúncios para produtos diferentes;
- As cédulas serão distribuídas pela professora ( dinheirinho comprado em lojas de um real), conforme atividades realizadas pelo grupo e que previamente farão o preço (quanto vale) cada atividade;
- As moedas serão confeccionadas pelos alunos no paint na sala de informática.
- Higiene pessoal
- Higiene da casa
- Enlatados
- Doces e salgadinhos
- Frutas e verduras
- produtos gelados
- Cada grupo fará uma lista com os produtos e preços que deverão serem pesquisados dentro da realidade dos alunos;
- Com o menor preço, cada grupo fará a sua tabela de preços para venda em seu mercado;
- Cada grupo deverá coletar informações sobre os produtos que irá vender e fazer 3 anúncios para produtos diferentes;
- As cédulas serão distribuídas pela professora ( dinheirinho comprado em lojas de um real), conforme atividades realizadas pelo grupo e que previamente farão o preço (quanto vale) cada atividade;
- As moedas serão confeccionadas pelos alunos no paint na sala de informática.
O MERCADO
Cada grupo fará a exposição de suas mercadorias a serem vendidas e enquanto alguns do grupo vendem, os outros do grupo fazem visitas aos outros para comprar, depois se revezam.
Cada aluno deverá anotar o que vendeu e o preço da mercadoria, bem como tudo o que comprou e seu preço, pois com essa lista criar-se-á problemas durante as aulas.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Computadores ligados a internet,
Material de uso diário na escola como papel, lápis....
Recursos de programas para tabelas, desenhos e textos no PC,
Professor e muita disposição.....
COMPETENCIAS BÁSICAS:
Ler e escrever
Conhecer adição, subtração com empréstimo, multiplicação e divisão de números.
Criatividade
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de atividades concretas, realizadas no decorrer das apresentações, mercado, compras e vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário